Coletadas manualmente pelas comunidades locais, as castanhas do Brasil são comumente usadas por seu óleo. Anteriormente, os resíduos sólidos remanescentes da prensagem (processo de obtenção do óleo) eram descartados, apesar de ainda serem ricos em polifenóis, moléculas de alto interesse para a indústria de cosméticos. Ao extrair o Ethience Protect desses resíduos, é gerado um novo valor comercial a este coproduto.
A Bertholletia excelsa reforça com eficácia a proteção da barreira cutânea, agindo em três níveis:
- Estimula a síntese e o transporte de lipídios para assegurar a renovação da camada lipídica, que cria uma película de proteção na superfície da pele e atua como uma “argamassa” para manter juntas as células do estrato córneo;
- Estimula o crescimento e diferenciação de queratinócitos, para assegurar a revitalização do estrato córneo;
- Possibilita a coesão de células e reforça o citoesqueleto de queratinócitos na epiderme, mantendo uma estrutura robusta para impedir que agressores externos entrem mais profundamente na pele
Graças a esse modo de ação triplo, a hidratação da pele é mantida e reações de irritação são reduzidas, como demonstrado por meio de dois estudos clínicos incluindo homens e mulheres com peles comprometidas.
Devido à sua matéria-prima inovadora com uma cadeia de suprimento ética, o Ethience Protect obteve a premiação ouro no BSB Innovation Awards 2021, na categoria “Meio Ambiente”.
Benefícios:
- Em mulheres que usavam maquiagem e que apresentaram sinais de vermelhidão e poros visíveis, a Bertholletia excelsa aumentou a hidratação da pele em 51,6% em 35 dias.
- Em homens que se barbeavam diariamente e que apresentaram sinais de vermelhidão, a Bertholletia excelsa aumentou a hidratação da pele em 27,8% e reduziu a vermelhidão em 8% em 35 dias.